Comissão de Saúde visita Hospital João Paulo II e garante emendas ao Santa Marcelina

Secretário de Saúde virá na próxima semana na Assembleia Legislativa.

Membros de uma das comissões da Assembleia Legislativa (ALE), a de Saúde, Previdência e Assistência Social, estiveram reunidos na manhã de hoje (14) no Plenarinho 1. Em razão da realização de o Governo Itinerante da última semana, na região da Zona da Mata, o secretário de Saúde do Estado, Jefferson Rocha solicitou para vir à comissão na próxima semana. Também foi confirmada a visita ao Pronto Socorro João Paulo II, às 8 horas, de quarta-feira (15).

O assunto predominante na região dos membros da comissão de Saúde, presidida pela deputada Cláudia de Jesus (PT), foi a situação do Hospital Santa Marcelina, que há mais de 4 meses não recebe repasses do governo do estado. O hospital das Irmãs Marcelinas é referência na região Norte, inclusive em hanseníase e na confecção de próteses e não está recebendo a devida atenção da área de saúde pública do estado.

Segundo o deputado Luizinho Goebel (PSC), membro da comissão, o Hospital Santa Marcelina foi construído para tratar de leprosos, na época da colonização de Rondônia, no meio da floresta amazônica e continua sendo referência na área de saúde. Segundo o deputado Luizinho, o tratamento oncológico, que é feito pelo Hospital de Amor de Porto Velho, e o atendimento do Santa Marcelina, que produz até próteses ortopédicas, “não é preciso contratar ninguém de fora, como se cogita pelo governo estadual, pois são referências nos segmentos”.

O abandono do Hospital Regional de Ariquemes foi abordado pelo deputado Delegado Rodrigo (Republicanos). Segundo ele, lançaram pedra fundamental, fizeram um barulho enorme, mas no local só existem ruínas e os recursos que estavam liberados foram devolvidos.

A representante da região de Guajará-Mirim, a deputada Taíssa Sousa (PSC), elogiou o trabalho executado pela Sesau, na última semana, na sua região, no que se refere ao atendimento a cirurgias seletivas. “As pessoas foram atendidas dignamente, após uma espera de anos por uma cirurgia. Temos que agradecer e parabenizar o secretário Jefferson Rocha e sua equipe”, disse a parlamentar.

O centro de reabilitação, que será inaugurado no Hospital de Amor, em Porto Velho, no próximo dia 3, graças a recursos da deputada federal Sílvia Cristina (PL) foi destacado pelo deputado Cássio Gois (PSD). O novo hospital terá um equipamento somente disponível no Albert Einstein, em São Paulo, e no Hospital de Câncer de Barretos.

Ao final da reunião os deputados votaram a favor da destinação de emendas parlamentares para o Hospital Santa Marcelina.

A comissão é presidida pela deputada Cláudia de Jesus (PT) tendo Cássio Gois (PSD) de vice e Luizinho Goebel (PSC), Dra. Taíssa (PSC), Alan Queiroz (Podemos), Ismael Crispin (PSB) e Gislaine Lebrinha (União Brasil) como membros.

Texto: Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira Secom ALE/RO

Veja mais Notícias

Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *